TEMAS

Atualmente a Coleção Verde Amarelo é composta de 13 temas prontos:

CAPA CORONA VOLTA AS AULAS ALTA site
AGUA SITE MD 2020
AME SITE MD 2020
CIDADANIA SITE MD 2020
DENGUE SITE MD 2020
DENTINHO SITE MD 2020
DROGAS SITE MD 2020
ENERGIA SITE MD 2020
INCLUSAO SITE MD 2020
OBESIDADE SITE MD 2020
O LIXO SITE MD 2020
TRANSITO SITE MD 2020
NATUREZA SITE MD 2020
  1. LANÇAMENTO 2021
    OBA! DE VOLTA ÀS AULAS! ENFRENTANDO O CORONAVÍRUS


    Após meticulosas e completas avaliações, as autoridades sanitárias e o governo concluíram que chegou o momento do reinício das aulas presenciais e do convívio moderado entre os alunos.

    Esta retomada à normalidade da rotina escolar será gradual e seguirá regras rígidas de distanciamento, higiene pessoal redobrada e mais todos os cuidados essenciais que não podem, de forma nenhuma, serem desrespeitados. Com base nos dados científicos oficiais, preparamos este manual de comportamento escolar para orientar pais e alunos a agirem contra a transmissão do Coronavírus especificamente.

    As instruções e regras básicas estão no formato de gibi para que a assimilação seja fácil e rápida, e que seja praticada cotidianamente, tornando um hábito o combate a essa grave enfermidade.


    Todos queremos que a atual geração atravesse esse período com segurança para que tenhamos adultos fortes e saudáveis!
     

  2. ÁGUA É VIDA

    Nunca um material de campanha foi tão útil e oportuno como este livreto que ensina o valor da água e a importância de não só interromper o desperdício, mas de como economizá-la como um tesouro que pode desaparecer e levar junto a vida do planeta.

    Desnecessário repetir o apuro por que passam os habitantes, principalmente os dos grandes centros urbanos, que dependem da água que vem de mananciais distantes e que chegam a suas casas depois de severo tratamento de descontaminação. Informar os pequenos estudantes sobre todo o processo pelo qual a água potável atravessa para que seja garantida a todos, os torna responsáveis, desde já, pelo uso comedido deste bem natural.

     

  3. AME SUA CIDADE 

    Uma cidade não pode e nem deve ser cuidada apenas pelas autoridades. A participação da população é essencial para que ela se mantenha em ordem, organizada e limpa.

    Mas é dever do Poder Público promover constantes e maciças campanhas de esclarecimento e conscientização dos cidadãos. A desinformação é responsável pelo vandalismo e pela falta de cuidado nas casas e quintais. Viver em comunidade com civilidade e em paz requer o interesse de todos.

    Por meio de uma abordagem adequada, os quadrinhos buscam mobilizar a população para a importância da participação das crianças e adolescentes na vida da cidade.

     

  4. CIDADANIA

    Esta expressão resume o conjunto de direitos e deveres do cidadão. Saúde pública, educação de qualidade, emprego, lazer e liberdade, e também respeito, gentileza e solidariedade.

    A violência e todos os malefícios do desconhecimento do que cabe ao indivíduo quando vive em ambiente urbano podem e devem ser reduzidos. Respeitando-se os limites evitam-se excessos. Quando a criança absorve e pratica este ensinamento, toda a família e o grupo social em que ela vive são contagiados. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o exercício da cidadania, melhores serão os resultados.

    Este livreto foi desenvolvido em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil.

     

  5. O COMBATE À DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA VÍRUS
    E FEBRE AMARELA


    Diminuto, o mosquito Aedes aegytpti consegue se multiplicar rapidamente em qualquer poça de água, até em tampinhas de garrafa e cascas quebradas de ovos.Isso mostra que o combate ao mosquito deve ser detalhado para ser eficaz.

    Agentes sanitários não conseguirão, através de vistorias e pulverizações, sanear toda a cidade. Só os membros da família têm condições de fazer uma busca minuciosa na própria moradia, localizando cotidianamente objetos que possam ser usados como focos de dengue.

    A população só pode ser mobilizada através de campanhas educativas que se iniciem entre os estudantes, para que levem as informações e material obtidos na escola para a família e vizinhos.

     

  6. DENTINHO

    O Governo Federal insiste em campanhas pela higiene bucal por causa da recente constatação de que 30 milhões de brasileiros sofrem de cáries e outros problemas bucais
    que já foram erradicados em outros países.

    Em vista disso, é extremamente necessário que os ensinamentos sejam ministrados desde a infância para que a prevenção seja iniciada o mais cedo possível. É sabido que pessoas com problemas na boca desenvolvem diversos tipos de complexos, prejudicando sua sociabilidade.

    O livreto Dentinho apresenta quadrinhos pedagógicos que abordam a causa de cada problema e ensinam os procedimentos corretos para garantir a saúde bucal. Destinado a estudantes, este material é aproveitado por toda a família, orientando para a importância de visitas periódicas ao dentista.
     

     

  7. DROGAS, NÃO! 

    O tema drogas é muito delicado de ser abordado, pois os especialistas ainda divergem sobre
    os métodos mais adequados a crianças e adolescentes.

    Frequentemente, as autoridades atualizam as técnicas para tentar combater esse crescente
    problema social. A maioria dos pais e professores encontra muita dificuldade para se comunicar com os jovens sobre o assunto.

    Mas a experiência tem mostrado que a melhor forma de combater as drogas é a prevenção. E isso só ocorre quando informações básicas são repassadas a crianças, instigando-as a conversar, discutir os males que as drogas causam e propondo evitar experimentá-las.

     

  8. ENERGIA ELÉTRICA

    Temos aqui uma conta simples de fazer. Como a maior parte da eletricidade gerada no Brasil
    provém de termelétricas e a água está cada vez mais escassa, só nos resta economizar energia.

    Além do crescente uso de energia elétrica pelas pessoas – hoje já passamos dos 215 milhões de habitantes - os parques industriais requerem sempre mais energia para gerar mais bens de consumo, que consomem energia.

    É um circulo vicioso. Infelizmente, vivemos sob a cultura da abundância e do desperdício. Para sairmos do risco constante de apagões gerais, é imprescindível que as crianças e adolescentes aprendam a usar com consciência este conforto cada vez mais caro.

     

  9. INCLUSÃO SOCIAL E BULLYING

    O conceito de Inclusão surgiu nos anos 80, acompanhando a evolução da sociedade
    democrática e a valorização dos direitos humanos.

    É um movimento que defende um processo bidirecional de adaptações entre a sociedade e a pessoa com deficiência. Visto de maneira simplificada, trata-se de um trabalho permanente contra a exclusão.

    Para efetivar a inclusão na escola é necessário entender, respeitar e criar estratégias de acessibilidade que favoreçam o desenvolvimento intelectual, social, linguístico e emocional dos alunos com deficiência. Este quadrinho foi desenvolvido em Parceria com a ONG Ritmos do Coração.

     

  10. OBESIDADE A EPIDEMIA

    Neste livreto, evidenciamos os três maiores inimigos da saúde: o açúcar, a gordura e o sal, que transformam na maior delícia qualquer alimento ou bebida. E pior, os consumidores passam a ser obsessivos, viciados em determinados produtos.

    O resultado todos sabemos: pessoas obesas, com doenças do coração e do sistema respiratório, diabetes, depressão, entre outras.

    Este quadro leva a criança a se isolar, sendo adotada pela TV, pelo computador e celular,
    distanciando-a cada dia mais do convívio familiar e social, agravando as enfermidades citadas.

    Os grandes responsáveis e os únicos que realmente podem fazer algo contra esta avassaladora investida são os pais e familiares próximos, vigiando o que as crianças comem.

     

  11. O LIXO QUE NÃO É LIXO

    O Brasil enfrenta um sério problema de poluição ambiental causado pelo mau hábito de dispor inadequadamente o lixo em terrenos baldios, rios, córregos e ruas.

    A coleta seletiva é um assunto que tem despertado interesse cada vez maior. Ao se habituarem a separar o material reciclável do que realmente é lixo, as pessoas aprendem a não desperdiçar e a preservar o meio ambiente.

    Este livreto se torna ainda mais interessante pelo aumento da responsabilidade do cidadão e do Município a partir do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em plena vigência desde agosto de 2014. 

     

  12. TRÂNSITO 

    Os acidentes ocorridos no trânsito das cidades e estradas têm sido os grandes causadores de
    sequelas físicas temporárias e permanentes nas pessoas, sem contar os casos de morte.

    Este material ensina as crianças como pedir e insistir por mais responsabilidade a seus pais motoristas, orienta sobre as sinalizações de ruas, avenidas e estradas, os principais temas do Novo Código Brasileiro de Trânsito.

    O livreto sobre a segurança no trânsito foi desenvolvido com orientação da equipe técnica da CETET/Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo.

     

  13. VIVA A NATUREZA

    Para interromper a destruição do meio ambiente, é preciso que sejam tomadas várias medidas ao mesmo tempo, pelo maior número possível de pessoas. Isto é, são necessárias campanhas permanentes para desencadear a atitude coletiva nesse sentido.

    “Viva a Natureza” se mostra muito atual, na medida em que os diversos protocolos em favor do meio-ambiente entram em vigor, muitas outras ações globais são desencadeadas.

    Preservar a natureza é a única tarefa que nos cabe nesse esforço que o mundo está empreendendo para prolongar a vida em nosso planeta.